Em novembro de 2024, o volume de serviços na Bahia caiu 1,5% em comparação com o mês anterior, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Esse desempenho seguiu a tendência nacional, que teve uma retração de 0,9%, e representa a quinta queda do setor em 2024, após o crescimento registrado em outubro (3,7%).
O mês de novembro foi marcado pela diminuição do consumo de serviços no estado, refletindo uma piora na confiança empresarial no setor. Esse cenário foi notado especialmente nas áreas de Serviços profissionais, administrativos e complementares (-9,8%) e Serviços de informação e comunicação (-2,3%).
Por outro lado, em relação a novembro de 2023, o setor baiano apresentou um crescimento de 1,7%.
Os destaques positivos foram os Serviços prestados às famílias (9,8%), Transportes e correio (7,1%) e Outros serviços (6,4%). Já as atividades de Serviços profissionais e administrativos e de informação e comunicação tiveram retração.
No acumulado de janeiro a novembro de 2024, a Bahia avançou 1,4%, com destaque para os Serviços prestados às famílias (7,8%) e Transportes (1,1%).
No entanto, a queda nos Outros serviços (-2,7%) e Serviços de informação e comunicação (-0,5%) impactou negativamente o desempenho.
No acumulado dos últimos 12 meses, o setor baiano cresceu 1,7%.
A maior expansão foi observada nos Serviços prestados às famílias (7,4%), seguida de Serviços profissionais e administrativos (1,4%). Já a atividade de Outros serviços teve a maior retração (-4,5%).
Desempenho Variável
O setor de atividades turísticas na Bahia também passou por variações em novembro de 2024.
O volume de atividades turísticas caiu 1,2% frente a outubro, acompanhando o desempenho nacional de retração de 1,8%. O estado ocupou a nona posição entre os locais pesquisados.
No entanto, comparado a novembro de 2023, o setor turístico baiano apresentou um crescimento significativo de 14,2%, superando a média nacional de 9,2%.