Piauí tem avanço no IDH em 20 anos
Um estudo conjunto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (Seplan), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), analisou a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí entre 2000 e 2021.
O estudo destaca avanços significativos nas áreas de educação, saúde e infraestrutura, com ênfase nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza no estado.
A pesquisa adotou uma abordagem metodológica interdisciplinar e integrada para analisar a evolução do IDH e seus componentes, como educação, saúde e renda, no estado do Piauí entre 2000 e 2024.
Foram realizadas três etapas principais, que incluíram a coleta de dados secundários, análises comparativas, temporais e espaciais, além do benchmarking de políticas públicas federais e estaduais implementadas durante o período.
Os resultados mostram que o índice do Piauí aumentou de 0,480 em 2000 para 0,710 em 2020, alcançando o nível de Alto Desenvolvimento Humano. Esse progresso reflete os investimentos em educação, melhorias na saúde e na infraestrutura.
Quando comparado a uma seleção de 23 países com níveis de desenvolvimento humano semelhantes (0,450 a 0,550) em 2000.
"O relatório destaca como o estado conseguiu alinhar o crescimento econômico aos princípios da Agenda 2030 e analisa a evolução do IDH no Piauí. Ele se apresenta como um guia estratégico para a formulação de políticas públicas", afirma Aline Bacelar, coordenadora do escritório do Pnud no Piauí.