Alagoas alerta para prevenção ao HIV
Todos os anos, novos casos de pessoas infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) ainda são registrados nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, a Secretaria de Estado da Saúde reforça junto à população a necessidade da adoção de medidas preventivas contra a doença.
As orientações vão desde a prática do sexo seguro, usando preservativo, seja externo (masculino) ou interno (feminino), até o não compartilhamento de materiais perfurocortantes. Conforme explica a assessora técnica de Doenças Transmissíveis da Sesau, Itanielly Queiroz, o vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.
"O HIV é um vírus que causa a deterioração progressiva do sistema imunológico e que infecta os seres humanos através da relação sexual desprotegida, de mãe infectada para o filho através da gestação, parto e amamentação. O vírus é capaz de alterar o DNA de células e fazer cópias de si mesmo", explicou Itanielly.
A profissional frisou que a melhor forma de se prevenir contra o vírus é através do uso de preservativos em todas as relações sexuais. Vale lembrar que os preservativos são disponibilizados pelo SUS e podem ser retirados gratuitamente nos postos de saúde municipais.
A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é outra forma de se prevenir contra o HIV. Esse método consiste na tomada de comprimidos antes da relação sexual.