Por:

Fevereiro terá chuva e calor no Nordeste

O mês de fevereiro será marcado por calor intenso e chuvas acima da média na maior parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A exceção ocorrerá em áreas como o leste do Acre, sul do Pará e Amazonas, parte de Rondônia, Tocantins e da Bahia, onde os volumes de chuva podem ficar abaixo do esperado. Nessas localidades, as temperaturas devem superar os 26ºC, com destaque para o calor excessivo nos estados do Pará e Mato Grosso.

De acordo com o Inmet, as chuvas regulares e bem distribuídas na região Norte e em partes do Nordeste favorecerão a implantação e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra. "A previsão de chuvas mais regulares continuará a ocorrer nas áreas em produção da região Norte, além do norte e oeste da região Nordeste, beneficiando os cultivos", destacou o relatório do instituto.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar abaixo da média histórica, mas algumas áreas poderão registrar volumes significativos, ultrapassando 160 milímetros por dia. Locais como o noroeste do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro têm maior probabilidade de chuvas intensas. O mês começa com alerta laranja para temporais nessas regiões, o que pode garantir umidade no solo e beneficiar o desenvolvimento das lavouras em fase de enchimento de grãos.

Já a Região Sul terá chuvas abaixo ou próximas da média histórica, com exceção da costa leste de Santa Catarina e Paraná, onde os volumes podem superar o esperado. A umidade reduzida no solo no centro-oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pode impactar negativamente o desenvolvimento das lavouras nessas áreas.