Por:

Além da folia, Carnaval é ferramenta de marketing

Por Daiana Ribeiro*

Eu não poderia deixar de falar de uma das maiores festas e tradição popular e cultural do Brasil e também minha paixão. O carnaval que movimenta milhões em consumo e turismo, e que ainda é uma gigantesca vitrine global da nossa cultura, e por falar em vitrine, essa festa popular também é um enorme expoente para divulgação e fortalecimento das marcas.

Minha conexão com o Carnaval vai além da folia: meu TCC na faculdade foi sobre isso. Além disso, me considero portelense de coração, mas admiro a força e a energia de todas as escolas de samba.

Em quase 20 anos de vida profissional, tive a oportunidade de unir uma das minhas maiores paixões que é o marketing com o Carnaval, e graças a isso, já estive à frente de muitas estratégias de ativação e de divulgação de marcas durante esse período festivo. Afinal essa sempre foi uma visão minha, que devemos olhar para o panorama em 360º graus.

Ao longo da minha trajetória profissional, pude unir duas paixões onde conectei marketing e relações públicas de forma estratégica, transformando a festa em uma vitrine ainda maior para engajamento e fortalecimento de marcas.

Minha trajetória com ativações no Carnaval começou com a antiga União Fabril Exportadora, patrocinando a tradicional Feijoada da Velha Guarda da Portela, que acontece há décadas no primeiro sábado de cada mês. Nosso espaço reservado se transformou em um ponto estratégico para aproximar a marca do público de interesse. Levávamos representantes, compradores e até consumidores finais para vivenciarem a experiência do samba e da feijoada, criando um ambiente perfeito para fortalecer relações e gerar networking.

Ali, nosso camarote era uma espécie de ponto de encontro, onde a conexão ia muito além dos negócios. O objetivo era proporcionar uma vivência autêntica da cultura do samba, reforçando os laços com nossos convidados e consolidando a presença da marca de forma genuína e memorável, ainda mais na quadra de uma das escolas de samba mais tradicionais do Rio.

Hoje, os ensaios técnicos das escolas de samba na Sapucaí são grandes eventos super organizados, mas nem sempre foi assim. Eu lembro bem de como era antes: cada um ia com a roupa que tinha, sem um padrão, e a avenida ficava uma mistura de cores e estilos.

Foi aí que, em parceria com um projeto na Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, conseguimos trazer um diferencial. Padronizamos os ensaios técnicos, separando cada ala por cores de camisas. E nessas camisas, criamos espaços estratégicos para divulgar a marca das empresas patrocinadoras.

No fim, unimos a tradição do Carnaval com estratégia de marca, aproveitando um evento com milhões de espectadores para gerar visibilidade. E fazer isso com a Mangueira, uma das escolas mais icônicas do Brasil, foi ainda mais especial, tão especial que tornou-se padrão para todas as demais agremiações.

Não parei por aí e decidi me envolver ainda mais com a Sapucaí. Foi assim que, no primeiro ano, ajudei a idealizar e construir o Camarote Lounge Carioca, junto com outros quatro empresários incríveis, profissionais que cresceram e aprenderam muito com o Carnaval. Nossa atuação foi completa: desde a captação de patrocinadores para o lounge até a parte final de trabalho nas redes sociais, construção do site e toda a estrutura de marketing e branding.

Além do Lounge Carioca, também tivemos a oportunidade de trabalhar no camarote da Imperatriz Leopoldinense e no King, levando um pouco do nosso trabalho e visão para diferentes pontos da Sapucaí.

O Carnaval é um palco incrível para as marcas se conectarem com a galera! Além de patrocinar blocos de rua e camarotes, as marcas podem criar produtos temáticos exclusivos, como camisetas, acessórios e até mesmo bebidas com sabores especiais.

*CEO da Increase 360, especialista em branding