No dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data marcada por lutas, conquistas adquiridas de direitos e pela valorização do papel feminino na sociedade.
No Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), essa força se reflete de forma inspiradora: 43% dos doadores de sangue no estado são mulheres.
Nos últimos cinco anos, foram cerca de 234.245 doações femininas, representando 44% das coletas realizadas no hemocentro cearense.
Patricia Rodrigues, de 25 anos, moradora da região Alto Santo, no interior do Ceará, conta que doar sangue a fortalece como figura feminina. "Minha primeira doação foi aos 17 anos, incentivada pela minha irmã, que sempre foi engajada em ações solidárias. Para mim, doar sangue é doar amor, empatia e solidariedade. E essas são características muito presentes em nós, mulheres!", afirma Patricia, que vê no ato uma forma de contribuir para salvar vidas, mesmo sem conhecer os beneficiados.
Em Fortaleza, Karen Goes reforça a importância da doação feminina. "Doar sangue reflete a essência da empatia. Nós, mulheres, temos naturalmente essa capacidade de nos colocar no lugar do outro. A mensagem que deixo é que hoje estamos bem, mas amanhã qualquer uma de nós pode precisar de uma doação. Vamos fortalecer essa corrente de solidariedade!", incentiva.
Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, ressalta a relevância do público feminino para a manutenção dos estoques de sangue. "Cada gota doada por elas significa esperança e possibilidade de cura para muitas pessoas. Celebramos o Dia Internacional da Mulher destacando sua coragem, empatia e compromisso com a sociedade por meio desse gesto de amor", pontua.
Alane Napoleão, que doa sangue na unidade localizada em Quixadá, foi motivada pelo exemplo de outras mulheres. "Acredito que o melhor incentivo é o exemplo. Quando uma mulher doa sangue e compartilha essa atitude, ela cria uma cultura de solidariedade, assim como aconteceu comigo", diz a jovem.
Para marcar o Dia da Mulher, o Hemoce oferecerá, em 8 de março, serviços de limpeza de pele e maquiagem para as doadoras na sede da instituição, na região de Fortaleza.