A Bahia registrou uma redução expressiva de 86,1% nos casos prováveis de dengue em 2025. Até o momento, foram contabilizados 7.816 casos, contra 56.042 no mesmo período do ano passado. Essa queda significativa é reflexo das ações intensificadas pelo governo do estado no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Desde o ano passado, foram investidos mais de R$ 23 milhões em iniciativas voltadas ao controle da doença, incluindo aquisição de equipamentos, distribuição de kits para agentes de endemias e campanhas de conscientização.
Além disso, operações conjuntas com o Corpo de Bombeiros garantiram a fiscalização de áreas de difícil acesso, ampliando a cobertura das ações preventivas.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou a necessidade de cooperação entre os governos federal, estadual e municipal para conter a proliferação da dengue. "O Governo do Estado está aberto ao diálogo e pronto para apoiar todos os municípios. No entanto, cada ente precisa fazer a sua parte. As prefeituras devem intensificar as ações na atenção primária, garantir a limpeza urbana para eliminar criadouros e mobilizar a sociedade", afirmou.
Para fortalecer ainda mais o enfrentamento à doença, entre os dias 17 e 21 de março, o Governo do Estado promoverá uma grande mobilização na região sudoeste da Bahia, começando por Vitória da Conquista. A iniciativa contará com capacitação de profissionais da saúde, reforço no manejo clínico e intensificação das estratégias de combate ao vetor, visando garantir uma resposta rápida e eficaz para evitar novos surtos.
A programação terá início no dia 17 de março, às 8h, com a abertura oficial no auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista.
O evento reunirá a secretária Roberta Santana, representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA), do Conselho Estadual de Saúde (CES), da Prefeitura de Vitória da Conquista. Durante toda a semana, médicos e enfermeiros de unidades assistenciais públicas e privadas de Vitória da Conquista, Itapetinga, Guanambi, Brumado, Caetité e Boquira participarão de um treinamento intensivo sobre o manejo clínico das arboviroses.