Com o tema "Proteja as águas potiguares", a Semana Estadual da Água 2025 começa na última segunda-feira (17) e vai até sábado (22), com eventos em várias regiões do Rio Grande do Norte. A inauguração da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da governadora Fátima Bezerra, é o principal destaque, celebrando o Dia Mundial da Água.
A abertura oficial será no Complexo Cultural da Rampa, em Natal, com a presença da governadora, apresentação sobre o cenário hídrico do estado e atrações culturais. Os eventos gratuitos ocorrerão em diversos municípios.
Na quarta-feira (19), a inauguração do Complexo Hidrossocial Oiticica, em Jucurutu, contará com a presença de Lula.
Outro destaque é a Corrida da Água 2025, no sábado (22), com percursos de 6 km e 12 km, começando no Clube da ASSEC, ao lado do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, em Lagoa Nova, com expectativa de mais de mil participantes.
O projeto Plantadores de Água também será destacado, visando proteger e recuperar as nascentes dos rios potiguares, com ações de plantio e entrega do Certificado Verde à Prefeitura.
A Semana da Água, organizada pelo Governo do RN, IGARN, SEMARH e Secretaria de Educação, visa promover a conscientização sobre a preservação dos recursos hídricos do estado, com atividades educativas, culturais e técnicas.
Inauguração da Barragem de Oiticica:
A Barragem Oiticica, em Jucurutu, tem capacidade de 742,6 milhões de metros cúbicos, sendo a segunda maior do RN. Com um custo de R$ 893 milhões, integra o Projeto de Integração do Rio São Francisco.