A perita criminal aposentada Milena Maria Testa foi uma das homenageadas na 8ª edição do prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas, realizada na última quinta-feira no auditório do prédio histórico da Biblioteca Graciliano Ramos. O evento premiou dez escritoras pelo impacto de suas contribuições para a literatura alagoana, destacando a importância da mulher na escrita e na cultura do Estado.
Milena, que dedicou sua vida à arte e, ao mesmo tempo, desempenhou um trabalho essencial na segurança pública de Alagoas, é autora de três livros publicados em variados gêneros literários. Um de seus livros, inclusive, foi escrito no formato de cordel, uma das expressões culturais mais autênticas do Nordeste, o que a conecta ainda mais com as raízes da região. "Escrevo desde sempre, já ouvi falar que antes eu era perita e hoje sou escritora. Não é verdade. Escritora eu sempre fui. Antes, eu alternava com meu trabalho de perita, mas hoje, me dedico exclusivamente à escrita", afirmou Milena, refletindo sobre sua trajetória.
Formada em arquitetura e direito e com seis pós-graduações, incluindo uma em Letras, Milena foi alfabetizada pela própria mãe, que teve grande influência em seu desenvolvimento literário. Desde os oito anos, quando se apaixonou pela escrita, ela tem se dedicado a criar obras literárias, sendo reconhecida com diversas premiações ao longo dos anos. Sua paixão pela literatura é acompanhada de uma carreira sólida na segurança pública, onde se destacou no Instituto de Criminalística.
A perita geral da Polícia Científica, Rosana Coutinho, esteve presente na cerimônia para prestar homenagens a uma amiga e colega de profissão. Rosana destacou a importância do prêmio, não só para Milena, mas para todas as escritoras alagoanas. "Essa premiação é de suma importância para as escritoras alagoanas, principalmente para Milena. Ingressamos juntas no cargo de perita criminal em 2002, e desde então somos amigas. Por isso, não pude deixar de prestigiá-la nesse dia tão importante para ela", afirmou Rosana, emocionada com a homenagem à amiga de longa data. Com sua trajetória singular e suas contribuições tanto para a literatura quanto para a segurança pública, Milena Maria Testa segue como um exemplo de dedicação e amor à cultura alagoana.