Nesta terça-feira (25), a Missão Europeia de Ciência e Tecnologia no Piauí cumpriu o segundo dia de sua agenda em Parnaíba com uma série de visitas e encontros que reforçaram a cooperação internacional e destacaram o potencial científico e tecnológico do estado. Pela manhã, a delegação europeia conheceu as instalações do Porto Piauí, onde foi recebida pelo presidente da instituição, Raimundo Nonato Palmeira Dias Júnior, que apresentou as operações e projetos futuros voltados para o desenvolvimento econômico regional.
Em seguida, os representantes visitaram a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba. Durante a visita, o presidente da ZPE, Álvaro Nolleto, e representantes da empresa Green Hydrogen Park detalharam iniciativas relacionadas à produção sustentável de energia e às oportunidades de investimento na área.
Nolleto destacou que o porto reduz os custos de transporte das empresas que desejam exportar, ressaltando que, atualmente, os produtos são escoados pelos terminais de Itaqui, no Maranhão, ou Pecém, no Ceará. Com a possibilidade de utilizar o Porto Piauí, os custos logísticos serão reduzidos, beneficiando as operações da ZPE.
À tarde, a comitiva dirigiu-se à Embrapa Meio-Norte, onde conheceu o centro de pesquisa da instituição em Parnaíba. Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com pesquisadores e conhecer projetos inovadores nas áreas de biotecnologia e sustentabilidade.