Por:

Defesa Civil inicia nova capacitação no Nordeste

A Defesa Civil Nacional avança na expansão do Defesa Civil Alerta (DCA) com o início das capacitações presenciais nos estados do Nordeste. De 31 de março a 5 de abril, nove equipes serão mobilizadas para treinar agentes estaduais na operação do novo sistema de alertas emergenciais, essencial para a prevenção e resposta a desastres.

Cada equipe será formada por um representante da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) e dois especialistas em emissão de alertas. A capacitação visa garantir que os estados estejam aptos a utilizar a ferramenta, ampliando a capacidade de resposta e mitigação de riscos.

O DCA opera por meio da tecnologia de transmissão via telefonia celular (cell broadcast), permitindo o envio de alertas sonoros e visuais sobre a iminência de eventos críticos, como inundações, alagamentos e deslizamentos. Além disso, os avisos incluem orientações de segurança para que a população adote medidas preventivas.

Tecnologia para
salvar vidas

A nova tecnologia complementa as ferramentas já disponíveis para alertas de emergência, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Com isso, amplia-se o alcance das notificações e a eficiência na comunicação de riscos à população.

"O compromisso do Governo Federal é fortalecer a segurança e a proteção da população. Essa tecnologia permite que os alertas cheguem de forma rápida e precisa aos cidadãos em áreas de risco, aumentando as chances de prevenção e resposta eficaz", destaca Tiago Schnorr, coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Desde 4 de dezembro de 2024, os estados das regiões Sul e Sudeste já estão aptos a utilizar o DCA, com alertas reais enviados à população diante de eventos críticos que atendam aos critérios do sistema.

Expansão nacional

A capacitação no Nordeste faz parte da estratégia da Defesa Civil Nacional para expandir o sistema a todo o território brasileiro. O treinamento também será realizado nas regiões Norte e Centro-Oeste, garantindo que todos os estados tenham acesso à tecnologia e estejam preparados para utilizar o DCA.