Por:

4 mil famílias elevam produção de cacau na Bahia

Mais de quatro mil famílias produtoras de cacau comemoram, neste Dia Mundial do Cacau, o crescimento da produção com o apoio da chamada pública ATER Biomas da Bahia.

O programa, considerado a maior iniciativa de extensão rural da história do estado, já alcançou metade da sua execução e vem promovendo avanços significativos na produtividade.

O Governo da Bahia, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural, investe na melhoria da produção com assistência técnica e ações estratégicas para fortalecimento do setor. Com um aporte de mais de R$ 244 milhões, a iniciativa atenderá 35.640 grupos familiares até 2027.

Impacto no campo

Os avanços são visíveis para agricultores como Manoel Paixão, da região da Sapucaia, em Ipiaú. Beneficiário da assistência técnica oferecida pelo Instituto Ecobahia, contratado pela Bahiater/SDR, ele relata mudanças positivas na produção.

"Estamos nos adaptando e vendo melhorias, principalmente na qualidade do plantio. Recebemos mudas de cacau para fortalecer nossa produção, e a situação melhorou muito", afirma Paixão.

A chamada pública ATER Biomas já cobre 274 municípios e promove inclusão produtiva e diversidade, atendendo diferentes etnias e comunidades tradicionais. Além de fomentar práticas sustentáveis, a iniciativa monitora e aprimora serviços, garantindo maior alcance da assistência técnica à agricultura familiar.

Inclusão e desenvolvimento social

As ações também incentivam a participação feminina, com 56% das atividades contando com a presença de mulheres.

Além disso, a política pública impacta diretamente o desenvolvimento social das comunidades rurais, beneficiando cerca de seis mil crianças e adolescentes, 11 mil jovens, 40 mil adultos e 12 mil idosos.

O monitoramento dos resultados é realizado por ferramentas como Power BI, SIGATER e Coletum, garantindo precisão, transparência e eficiência na execução das atividades. Com a ampliação da assistência técnica e a adoção de novas tecnologias, a Bahia avança na consolidação de um modelo de produção cacaueira.