Alagoas registrou 100% de adesão ao Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia criada pelo Ministério da Saúde que assegura recursos aos municípios para ações de promoção da saúde na Rede Pública de Ensino.
A iniciativa, instituída em 2007, busca promover qualidade de vida por meio de prevenção, promoção e atenção especializada, em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação. Para este novo ciclo do PSE, terão prioridade as creches e pré-escolas, escolas rurais, indígenas, quilombolas, em assentamentos, instituições que atendem medidas socioeducativas, unidades com mais de 50% dos estudantes beneficiários do Bolsa Família e escolas com oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essas instituições poderão receber incentivo adicional, conforme a disponibilidade orçamentária.
Com 18 anos de existência, o PSE amplia suas ações nos territórios e em todas as dimensões, integrando-as à proposta pedagógica da escola. O programa respeita a competência político-executiva dos estados e municípios, a diversidade sociocultural das regiões e a autonomia de educadores e equipes pedagógicas. Entre suas temáticas, destaca-se a "verificação da situação vacinal".
Desde 2023, o PSE tem promovido ações educativas que resultaram no aumento da vacinação de crianças e adolescentes. "O objetivo maior do PSE é evitar a evasão escolar, por meio de ações educativas que os municípios considerem importantes, de acordo com seu território. Com isso, protegemos os estudantes de adoecimentos e agravos de comportamento, além de desenvolver iniciativas voltadas à saúde mental e à prevenção da violência doméstica", explica Eloy Yanes, coordenador estadual do PSE.
Ainda segundo Yanes, as ações do programa visam proteger a comunidade escolar contra doenças, evitando prejuízos ao aprendizado e ao acompanhamento escolar ao longo do ano letivo.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância da adesão dos 102 municípios alagoanos ao PSE. "O cuidado com a saúde dos nossos alunos representa o zelo com o futuro do nosso país. O esforço dos profissionais da saúde e da educação é reconhecido com a adesão de todos os municípios alagoanos ao programa", reforça o gestor da saúde estadual.