Por:

Jovem de Alagoas disputará Luta Olímpica na Sérvia

A jovem atleta de Wrestling (Luta Olímpica) Esthefany Letícia de Assis da Silva, estudante da Escola Estadual Teotônio Vilela, em Maceió, embarcou rumo a um dos maiores desafios de sua carreira. Aos 14 anos, ela representará Alagoas e a Rede Estadual de Ensino no ISF U15 Gymnasiade 2025, o maior evento de desporto escolar do mundo, que será realizado entre os dias 4 e 14 de abril, na cidade de Zlatibor, na Sérvia. Na última quarta-feira (2), Esthefany seguiu para São Paulo, onde se juntou à Seleção Brasileira de Wrestling antes da viagem internacional. O campeonato promovido pela International School Sport Federation (ISF) visa incentivar a educação física e esportiva entre os jovens.

Trajetória de sucesso

Com uma carreira marcada por dedicação e conquistas, Esthefany iniciou sua trajetória no judô e, por incentivo do professor Roberto Amorim, migrou para o wrestling.

Desde os 11 anos nos tatames, a jovem se destacou ao conquistar três medalhas de ouro em 2024, nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), Jogos Escolares Brasileiros (Jebs) e Campeonato Alagoano. Em 2023, no Gymnasiade disputado no Rio de Janeiro, levou o bronze.

"Estou muito feliz em representar o Brasil no campeonato mundial. Todo o esforço e dedicação valeram a pena para chegar até aqui. Darei o meu melhor para orgulhar nosso estado", declarou Esthefany.

O treinador Roberto Amorim destaca a importância da estrutura oferecida pelo Centro de Treinamento da Escola Vitorino da Rocha, onde a atleta treina desde 2022. "O trabalho em equipe e o apoio da Secretaria de Educação têm sido fundamentais. Ela já tem um currículo impressionante e tem potencial para ir ainda mais longe", afirmou.

O diretor da Escola Estadual Teotônio Vilela, Emerson Paes, também celebrou a conquista. "Ter uma estudante nossa representando o Brasil em um mundial é motivo de grande orgulho", ressaltou.

Sobre o campeonato

O ISF U15 Gymnasiade 2025 será realizado de 4 a 14 de abril em Zlatibor, na Sérvia, reunindo atletas escolares de todo o mundo em diversas modalidades, incluindo ginástica artística, natação e esgrima, tênis de mesa, boxe, karatê e atletismo paraolímpico.