O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, reuniram-se nesta quarta-feira (2), em Brasília (DF), com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar de projetos estratégicos voltados à ampliação e qualificação do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Entre os principais pontos debatidos, destacam-se a construção de uma nova maternidade em Aracaju, a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a ampliação de leitos para saúde mental.
Nova maternidade
A construção de uma nova maternidade em Aracaju é uma das prioridades do Plano Estadual de Saúde 2024-2027. O ministro Alexandre Padilha garantiu apoio na celeridade dos trâmites federais e no repasse dos recursos necessários para o início das obras.
"A nova maternidade será um avanço significativo para a saúde pública do estado, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil e contribuindo para a redução da mortalidade materna e infantil em Sergipe", destacou o governador.
A unidade terá uma estrutura moderna e maior capacidade de atendimento, sendo referência para a atenção obstétrica e neonatal na rede estadual de saúde.
Renovação do Samu
A reunião também abordou a renovação da frota do Samu em Sergipe. Das 48 ambulâncias previstas para serem repassadas pelo Ministério da Saúde em 2024, 30 já foram entregues. O ministro se comprometeu a agilizar a liberação das 18 unidades restantes, essenciais para garantir um atendimento ágil e eficiente às urgências no estado.
Ampliação de leitos
Outra pauta debatida foi a habilitação de dez leitos de saúde mental no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano. O ministro Padilha assegurou prioridade no atendimento da solicitação, visando descentralizar o atendimento psiquiátrico e fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (Raps) no interior do estado.
Cirurgias eletivas
O governador também discutiu com o ministro a ampliação do programa estadual Opera Sergipe, que oferece cirurgias eletivas à população. A intenção é integrar o programa ao Plano Estadual do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Assistência Especializada (Pmae), buscando apoio financeiro federal para acelerar a realização de procedimentos cirúrgicos e reduzir as filas de espera.
Desde seu lançamento, o Opera Sergipe já ampliou de 15 para 34 o número de procedimentos oferecidos, beneficiando milhares de sergipanos.
Hospital do Amor
Outro ponto abordado foi a viabilidade do Hospital do Amor, unidade especializada no tratamento oncológico em Lagarto. O governo estadual busca apoio técnico e financeiro para garantir a expansão dos serviços e integrar a unidade ao futuro Hospital do Câncer, que deverá ser inaugurado em breve.