Por:

Mil gestores culturais se reúnem na Paraíba

A capital da Paraíba será palco, entre os dias 23 e 25 de abril, do 2º Encontro Nacional de Gestores de Cultura. O evento, que será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa, reunirá secretários estaduais e municipais de cultura de todo o país para discutir políticas públicas e o fortalecimento do setor cultural. A iniciativa é do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura.

Ao longo de três dias, João Pessoa receberá os 27 secretários estaduais de cultura do Brasil, além de mais de mil gestores municipais e representantes de instituições nacionais e internacionais. Estão confirmadas presenças como a da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da deputada federal Denise Pessôa, presidenta da Comissão de Cultura da Câmara. Também participam organismos como a Unesco e a Organização dos Estados Ibero-americanos.

Além dos debates, o evento contará com programação artística e cultural, com shows de Chico César, Elba Ramalho, Sandra Belê e Escurinho, além de apresentações de manifestações populares, como cocos, cirandas, reisados e cavalos marinhos.

Para o secretário de Cultura da Paraíba, Pedro Santos, trata-se da maior mobilização nacional voltada às políticas culturais. "Vamos ser protagonistas de um encontro sem precedentes, onde mais de mil pessoas que atuam diretamente com a cultura irão dialogar sobre projetos, soluções, investimentos e modelos de negócio", destacou.

Entre os temas em pauta estão o papel dos entes federativos nas políticas culturais, o uso de dados na formulação de ações estratégicas, economia criativa, gestão de editais e o marco regulatório do fomento à cultura.