Por:

Alagoas quer segurança alimentar

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Alagoas (Caisan/AL) assinou nesta terça-feira (8), de forma simbólica, o termo de contratação da empresa Fundação Sistêmica, de João Pessoa (PB), especializada para elaboração do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. A solenidade de assinatura, na presença de representantes dos órgãos que compõem a câmara, ocorreu na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), e foi conduzida pela presidente da Caisan/AL, secretária Kátia Born.

A consultoria, com duração de seis meses, será dividida em três etapas. Primeiro será realizado o diagnóstico de segurança alimentar e nutricional do estado, contendo a história e a Estrutura Político Institucional Governamental, com os equipamentos e programas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a estrutura sócio organizativa da sociedade civil e os desafios a serem enfrentados.

A segunda etapa terá como foco a criação de documento técnico contendo a sistematização das ações de SAN advindas dos Instrumentos de Planejamento Orçamentários (PPA e LOA), da Conferência Estadual de SAN e de contribuições adicionais da Câmara.

Por fim, a terceira etapa consiste na entrega do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional com vigência: 2024-2027.