Por:

Disque-Denúncia tem aumento de 14% no Ceará

O número de denúncias anônimas recebidas pelo Disque-Denúncia 181, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, cresceu 14% no primeiro trimestre de 2025. Entre janeiro e março deste ano, o serviço contabilizou 2.715 relatos, frente a 2.380 no mesmo período de 2024. As informações foram levantadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS). As denúncias englobam crimes como tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo, homicídios, maus-tratos a animais, entre outras situações. Só neste trimestre, 1.044 registros foram sobre tráfico de drogas, 120 sobre maus-tratos a animais e 106 relacionados a homicídios.

Para o coordenador da Coin, Nelson Pimentel, o aumento demonstra a confiança da população no canal. "Hoje o Disque-Denúncia atende por ligação, WhatsApp e pelo site. Qualquer pessoa pode relatar um crime que esteja acontecendo ou já ocorrido, e todas as denúncias são mantidas em sigilo. Isso é fundamental para que nossas Forças de Segurança tenham informações mais precisas sobre atividades criminosas", explicou. O serviço pode receber informações por texto, áudio, foto ou vídeo. A partir dos relatos enviados, são produzidas análises que auxiliam tanto o policiamento ostensivo quanto investigações em curso.

Recentemente, duas operações contaram com informações oriundas do Disque-Denúncia. Em fevereiro, um casal investigado por integrar um grupo criminoso foi capturado em Caucaia. Na ação, fuzil, granadas artesanais, munições e maconha foram apreendidos. Já em 26 de março, a Polícia Civil prendeu um homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Bonsucesso (AIS 6), em Fortaleza. Com ele, os agentes encontraram cocaína e um celular.Entre as ações recentes que contaram com apoio de informações obtidas via Disque-Denúncia 181, está a captura de um casal investigado por integrar um grupo criminoso em Caucaia - Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11) do Estado. As prisões aconteceram em fevereiro e são resultado de uma ação conjunta.

A população pode colaborar com as investigações de forma anônima. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, pelo WhatsApp (85) 3101-0181 ou por meio do site disquedenuncia181.sspds.ce.gov.