O turismo de Sergipe está experimentando um crescimento notável. De acordo com o estudo mensal da movimentação econômica do turismo no estado, divulgado na última terça-feira (22), em parceria entre os Sistemas Fecomércio-Sesc-Senac de Sergipe e de São Paulo, o estado registrou um aumento de 12,3% em fevereiro, comparado ao mesmo mês de 2024.
A pesquisa, realizada pelo Núcleo de Comunicação e Inteligência da Fecomércio Sergipe, também revelou que o estado ficou em segundo lugar no ranking nacional de crescimento do turismo, atrás apenas do Espírito Santo. Esse crescimento de Sergipe foi três vezes superior à média nacional, que registrou um aumento de apenas 3,9%.
Esse resultado reflete a evolução contínua do turismo em Sergipe, um reflexo direto das ações realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), para promover e divulgar o destino Sergipe nos principais mercados emissores de turistas do Brasil. "A gestão estadual tem tratado o turismo como uma política pública essencial, reconhecendo o setor como um pilar fundamental para a geração de emprego e renda no estado. Temos trabalhado intensamente para divulgar Sergipe em feiras de turismo, roadshows e convenções, capacitando os agentes de viagens sobre nossos atrativos turísticos. Os resultados estão aparecendo, com um crescimento contínuo", explicou Marcos Franco, secretário de Estado do Turismo.
Sergipe se destaca na região Nordeste, apresentando uma movimentação 43% maior que o segundo colocado na região em fevereiro deste ano.
Além disso, no início de 2025, o estado já ocupa o terceiro lugar no crescimento nacional de turismo, com um aumento de 9,8% nos meses de janeiro e fevereiro. Esse desempenho coloca Sergipe atrás apenas do Espírito Santo e Santa Catarina.
No comparativo com a média nacional, Sergipe obteve um crescimento mais de duas vezes superior, já que o Brasil registrou uma elevação de apenas 4,5% neste período.
Para Marcos Andrade, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Sergipe, o turismo no estado está se consolidando como uma das principais atividades econômicas, com um impacto direto na geração de empregos e aumento de receita.