Por:

Alagoas fortalece escritores regionais

Neste dia 23 de abril, quando se comemora o Dia Mundial do Livro, instituído pela Unesco em 1995, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas destaca sua atuação para incentivar a leitura e valorizar a produção literária local por meio do programa Ler Mais Alagoas. A iniciativa integra o programa Escola 10 e tem como propósito desenvolver o gosto pela leitura e potencializar a aprendizagem em todas as áreas do conhecimento.

Criado pelo Decreto Estadual Nº 96.810 de abril de 2024, o Ler Mais Alagoas tem como propósito democratizar o acesso aos livros, estimular o prazer pela leitura e fortalecer a cadeia produtiva do livro no estado. Um dos diferenciais do programa é a valorização de escritores alagoanos, muitos deles pouco conhecidos pelas novas gerações, além da inclusão de clássicos da literatura local.

Entre os anos de 2023 e 2024, foram distribuídos 818.258 exemplares em todo o estado — 507.358 para escolas municipais e 310.900 para a Rede Estadual, em dois acervos distintos. Os livros distribuídos são resultado de uma parceria do Governo do Estado com a Imprensa Oficial Graciliano Ramos e a Secretaria de Estado da Cultura.

A seleção das obras se deu a partir de um edital público, por meio do qual escritores alagoanos submeteram suas produções. As obras aprovadas foram publicadas e adquiridas pelo Estado para integrar o acervo do programa. Entre os títulos distribuídos estão obras republicadas, como 'O Menino do Mundo Impossível', de Jorge de Lima.