Por:

Maranhão lança selo Unicef em encontro

Na sexta-feira (25), durante o Encontro de Prefeitas e Prefeitos do Maranhão, organizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Federação Maranhense dos Municípios, o Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (Unicef) fará o anúncio da abertura do período de inscrições para municípios maranhenses se inscreverem na nova edição do Selo Unicef. Atualmente, 216 municípios estão aptos a participarem desta edição, que terá a certificação em 2028. A adesão é espontânea e poderá ser feita até o mês de junho.

O governador Carlos Brandão elogiou a iniciativa. "O Selo Unicef é uma grande oportunidade para fortalecermos as políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, com foco especial nas nossas crianças indígenas e quilombolas. Nosso compromisso é seguir apoiando os municípios para garantir mais dignidade", afirmou. Nesta nova edição, o Selo Unicef vai priorizar a abordagem étnico-racial, especialmente de meninas e meninos indígenas e quilombolas. "A proposta é oferecer apoio técnico aos municípios, ou seja, estar em contato rotineiro com cada gestão de cada município participante para ajudar a melhorar as políticas públicas para meninas e meninos", explicou Ofélia Silva, chefe do escritório do Unicef em São Luís e coordenadora do Selo Unicef para o Maranhão e Piauí.

A iniciativa também fortalece o diálogo horizontal entre secretarias e organizações sociais, ampliando os impactos positivos das políticas públicas. O apoio técnico acontece por meio de parcerias com organizações da sociedade civil espalhadas no Maranhão, com municípios aptos a participar do Selo. No Maranhão, este trabalho é liderado pelo Unicef em parceria com a Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social.