Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado de Tocantins fechou o ano de 2023 em primeiro lugar no ranking de crescimento varejista. A região registrou um aumento de 11,6% no setor durante o ano passado.
A notícia foi comemorada pelo governador Wanderlei Barbosa.
"É com grande satisfação que recebo a notícia de que o Tocantins encerrou o ano de 2023 como líder no crescimento do comércio varejista. Esse resultado é fruto do trabalho árduo de todos os tocantinenses e da solidez da nossa economia. Mostra também que estamos no caminho certo, investindo no desenvolvimento e na geração de oportunidades. Parabenizo todos os empresários e os trabalhadores do setor pelo empenho e pela dedicação; e reafirmo o compromisso do nosso governo em continuar promovendo políticas que impulsionam o crescimento econômico. Juntos, seguiremos construindo um Tocantins ainda mais próspero e justo para todos", destaca o Wanderlei Barbosa.
Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) revelam ainda que, no cenário nacional, houve um crescimento de 1,7% do comércio brasileiro. Já em âmbito estadual, o Tocantins apresentou o melhor desempenho do país. Cresceu 11,6%, enquanto o segundo colocado, o estado do Maranhão, teve um aumento de 10%, e, em seguida, o estado do Ceará com 8,3%.
Para o titular da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) Sergislei de Moura, a melhora da logística foi fundamental para os bons resultados no comércio varejista.
"Melhoramos muito a questão da logística do estado e isso fez total diferença.", destaca.