Por:

Pará tem maior fluxo de cruzeiros pós-pandemia

Estado cogita usar navios de grande porte como opção de hospedagem na COP-30 | Foto: Divulgação

Pouco mais de três anos após a crise sanitária de covid-19, o Pará voltou a registrar a movimentação de navios fr cruzeiro, em patamares superiores ao período pré-pandemia. O estado está entre as rotas mais procuradas por transatlânticos, sobretudo, internacionais.

Conforme os dados da Oxford Economics, a estimativa para a temporada de 2024 é que 15 mil tripulantes de cruzeiros passem pelos municípios paraenses de Belém, Alter do Chão e Santarém. Em 2023, foram computados 13 mil turistas e, em 2019, período anterior à pandemia, passaram pelo estado 14 mil passageiros.

Entre os navios que atracaram no Pará este ano, o cruzeiro marítimo "Splendors of the Sea", fez uma parada na capital do estado, no trapiche de Icoaraci. O navio com bandeira das Ilhas Marshall trouxe a bordo 700 turistas e 540 tripulantes. O transatlântico ficou ancorado em Belém até às 19h, e seguiu viagem para Devel's Island, na Guiana Francesa.

Segundo o secretário de Turismo (Setur), Lucas Vieira, esses números reforçam os investimentos do governo do Pará em infraestrutura turística.

"Os olhos do mundo voltam para Belém, é o nosso grande momento de crescer mais, de atrair mais turistas, de investir mais para que todos conheçam nossa cultura, nossa culinária, nossos atrativos e principalmente momento de deixar um legado para a população", afirmou o secretário Lucas Vieira.

O Pará se prepara para receber a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas (COP 30), e o governo do estado avalia a possibilidade de usar navios de grande porte como opção de hospedagem.

A temporada dos cruzeiros começou em outubro de 2023. O navio Seabourn Pursuit ancorou em Alter do Chão, no dia 21 de outubro do ano passado, e deu início ao período, que se estende até março de 2024.

A expectativa é de que os cruzeiros Ambition, Vinking Sea, e Zaidan, aportem em Santarém, ainda neste mês. Já em março, o navio Amedea deve aportar no trapiche de Icoaraci, no dia 11. No dia 24, o navio MSC Poesia vai aportar na Estação das Docas, um dos principais complexos turísticos de Belém. Já em Santarém aportam sete navios, entre eles Zaadan,Viking Sea, Seabourn Quest, Vinking Sea, Amadea e Marina. Em Alter do Chão, estão previstos 6 navios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.