Por:

Medidas protetivas crescem em Parintins

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) registrou um aumento nos pedidos de medidas protetivas por parte das vítimas de violência doméstica em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus. Nos primeiros quatro meses de 2024, houve 159 solicitações, um acréscimo de 77 em relação ao mesmo período de 2023.

De acordo com levantamentos, em 2023, a delegacia registrou 82 pedidos de medidas protetivas. Neste ano, os números indicaram um aumento expressivo: 47 solicitações em janeiro, 38 em fevereiro, e 36 em março e abril, totalizando 159 pedidos.

O delegado Paulo Mavignier atribui o incremento ao trabalho da Delegacia Especializada (DEP) de Parintins no combate à violência doméstica.

"Por meio de um trabalho consistente, a delegacia ganhou a confiança da comunidade, criando um ambiente de apoio e compreensão sobre a importância das medidas protetivas. Este esforço conjunto resulta em uma maior segurança e bem-estar para as mulheres parintinenses", enfatizou.

A delegada Marna de Miranda, titular da DEP de Parintins, destaca o trabalho preventivo realizado pela equipe policial. "Fazemos palestras em escolas e faculdades, para levar informações sobre a rede de enfrentamento à violência doméstica. Falar abertamente sobre o assunto entrevistas nos meios de comunicação também é uma forma de expandir informações sobre o crime de violência doméstica, sobre os mecanismos de defesa", disse.

Para Marna, garantir a paz para as vítimas é uma prioridade, e a delegacia atua prontamente diante de casos de descumprimento das medidas protetivas, representando pela prisão preventiva dos agressores e capturas em flagrante.