Por:

Manaus inaugura centro esportivo e renova ações

Vice-governador Tadeu de Souza também renovou programas de incentivo ao esporte | Foto: Alex Pazuello / Secom

A população da zona Sul de Manaus (AM) celebrou a reinauguração da Arena Betanhão e do Campo Noroeste, no bairro Betânia. O evento contou com a presença do vice-governador Tadeu de Souza, em nome do governador Wilson Lima, que também anunciou a renovação de programas da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e novos incentivos financeiros destinados aos atletas e paratletas locais.

O complexo esportivo, que inclui a Arena Multiuso Betânia entregue em 2022, recebeu investimentos estaduais de aproximadamente R$ 2,1 milhões. A execução da obra foi coordenada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e envolveu a urbanização de uma área de 113,4 metros quadrados, além da construção de uma nova via conectando o Distrito Industrial à Avenida Lourenço da Silva Braga (Manaus Moderna). A intervenção visa melhorar o fluxo de tráfego na região até a área portuária da capital.

Durante a cerimônia de inauguração, o vice-governador enfatizou o compromisso do governo do Amazonas em investir em projetos de requalificação urbana. "Há um alinhamento do governador Wilson Lima com todas as secretarias para priorizar a restauração desses espaços urbanos e comunitários.", frisou Tadeu de Souza.

Os novos espaços no bairro Betânia serão integrados ao Programa de Esporte e Lazer na Capital e no Interior (Pelci). A área passou por obras de infraestrutura como rede de esgoto, drenagem e terraplanagem.

Jhonatha Willians, um adolescente de 15 anos e morador do bairro Betânia, é um atleta em ascensão. Ele agora terá a oportunidade de treinar futebol na nova Arena Betanhão. "Eu vou tentar dar o meu melhor, me esforçar e tentar conseguir jogar em times de fora, porque esse é o meu sonho e o sonho de muitos", afirmou.

Durante a cerimônia, o vice-governador Tadeu de Souza assinou a renovação dos programas Pelci, RespirAR e Mais Futevôlei para este ano, além de anunciar o programa Bolsa Esporte Estadual 2024, que oferecerá patrocínio a atletas e paratletas.

O programa Mais Futevôlei nos Bairros, integrado ao Pelci, já tem 12 núcleos em funcionamento. A iniciativa repassa materiais esportivos à Federação Amazonense de Voleibol (FAV). Já o RespirAR busca combater o sedentarismo no estado. O programa já fez mais de 359 mil atendimentos, contemplando 72 mil amazonenses, com serviços de fisioterapia e atividade física.