Por:

Boa Vista celebra centro para autistas

O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino (CETEA), em Boa Vista (RR), vai comemorar um ano de implantação nesta quinta-feira (23). Para celebrar os 365 dias de trabalho e conquistas, foram realizadas atividades especiais.

O evento IntegraTEA proporcionou às crianças e familiares momentos de interação por meio de atividades coletivas. Segundo o prefeito Arthur Henrique, há muitos motivos para celebrar o trabalho desenvolvido no CETEA. "Ouvimos depoimentos dos pais e mães que relatam a evolução dos filhos. Cada avanço para uma criança com autismo, por mais sutil que seja, faz diferença na rotina da família", disse Arthur.

A unidade oferece atendimento gratuito para crianças com autismo em diversas especialidades, totalizando cerca de 2.184 atendimentos mensais. Atualmente, 196 estudantes da Rede Municipal de Ensino, com idades entre 2 e 12 anos, são assistidos. Os pacientes contam com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, pedagogos, arte-educadores e assistentes sociais. Os estudantes com laudo são encaminhados ao CETEA pelas escolas municipais.

Claudilene Soares, mãe de Antony Levi, de 4 anos, primeiro aluno matriculado no Centro, destaca os benefícios do atendimento que seu filho recebe nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia e psicologia. "Antes, ele não conseguia formar frases, apenas palavras soltas. Ele também era muito agitado. Após começar a ser atendido no centro, ficou mais calmo, senta para fazer atividades. Para nós, mães, essa evolução é muito importante e faz muita diferença", afirmou Claudilene. Ao todo, Boa Vista tem 138 professores na educação especial.