A Coordenadoria de Aperfeiçoamento e Pesquisa (COAPES) da Polícia Científica do Pará (PCEPA) realizou um minicurso sobre "perícia criminal em locais de feminicídio e outros crimes contra as mulheres". A capacitação ocorreu na sede, em Belém (PA), durou dois dias, e as aulas foram ministradas pela perita criminal Beatriz Figueiredo, da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), uma renomada especialista nacional no tema.
O curso foi estruturado em três partes, abordando a história das mulheres em diversos contextos. "Não é possível falar sobre gênero de maneira justa sem entender as causas das violências. É preciso discutir direitos humanos antes de abordar a parte operacional", afirmou Beatriz , que também é mestre em odontologia legal pela Unicamp e especialista em violência contra mulheres e meninas pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Durante o curso, Beatriz Figueiredo apresentou casos que periciou, enfatizando a importância de mudar a perspectiva dos profissionais de segurança pública sobre feminicídio. "O objetivo é alterar a forma como esses profissionais atuam em locais de crime, buscando vestígios específicos desse tipo de violência", explicou. Beatriz é autora do livro "Feminicídio, perícia criminal e valor jurídico da prova material", que foi adquirido pelos peritos e convidados do evento, além de ser incluído no acervo da biblioteca da instituição.
"Este curso foi uma demanda tanto do Instituto de Criminalística quanto do Instituto de Medicina e Odontologia Legal, pois é um tema multidisciplinar que beneficia a todos. Nosso objetivo é sempre trazer especialistas para que nossos peritos estejam constantemente atualizados e qualificados", disse o Diretor-Geral da PCEPA, Celso Mascarenhas.