A 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional apresentou alguns exemplos dos resultados obtidos pelo estado no setor do agronegócio sustentável. Durante o evento, são expostos não apenas os aspectos relacionados à produção de alimentos, mas também a geração de empregos e a preservação do meio ambiente.
Situada no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná (RO), a área mais verde da exposição funciona como uma vitrine das cadeias produtivas, destacando culturas como café, cacau e piscicultura, juntamente com práticas sustentáveis. A iniciativa tem atraído produtores rurais, grupos indígenas, estudantes e a sociedade em geral, interessados em entender como é possível aumentar a produção sem causar danos ao meio ambiente.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou os resultados positivos das políticas públicas implementadas para fortalecer o desenvolvimento sustentável no estado. "Rondônia destaca-se no Brasil como produtor de alimentação saudável e sustentável na Amazônia, com café e cacau premiados no Brasil, pela qualidade e sustentabilidade; e Tambaqui, espécie de peixe em abundância no estado, que é premiado internacionalmente", disse o gestor. A conquista de três selos de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), referentes ao café, cacau e tambaqui, evidencia o papel de destaque do estado nas cadeias produtivas. Rondônia também alcançou o segundo maior Valor Bruto de Produção Agropecuária (VBP) da região Norte, com uma arrecadação superior a R$ 20,5 bilhões.
O presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, destacou o compromisso dos produtores rurais com a produção de alimentos de alta qualidade, aliada à preservação da Amazônia. Luciano destacou que a assistência técnica tem desempenhado um papel fundamental na orientação dos produtores sobre as boas práticas agrícolas.
A produção de peixes também é um dos pontos altos da exposição, demonstrando avanços significativos na piscicultura. O Programa Peixe Saudável tem sido uma iniciativa de destaque, visando aprimorar a eficiência produtiva e promover boas práticas de manejo. Outro aspecto importante é a combinação da produção de peixes com a aquaponia, onde os resíduos dos peixes são utilizados para cultivar hortaliças, evitando a poluição ambiental. Rondônia é reconhecida como o maior produtor de peixes nativos do Brasil há sete anos consecutivos.