Por:

RR lança Programa Setorial Chão de Fábrica Digital

O governo de Roraima anunciou o lançamento do Programa Setorial Chão de Fábrica Digital, uma das iniciativas do Plano de Transformação Digital do estado. O programa foi apresentado durante a abertura da Feira da Indústria de Roraima (Feind) de 2024, realizada no último final de semana, no Shopping Garden.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), o programa tem como objetivo implementar diversos projetos técnicos, a partir das necessidades de desenvolvimento do setor industrial.

O primeiro projeto a ser implementado, intitulado "Automação, Sensoriamento de Linha de Produção e Eficiência Energética", visa transformar digitalmente 20 indústrias de Roraima por meio da implementação de tecnologias avançadas de sensoriamento e gestão digital de eficiência energética.

Segundo o secretário Marcio Grangeiro, o programa tem como um dos principais objetivos elevar o nível de maturidade digital da indústria local, proporcionando meios técnicos, estímulos e incentivos para a adoção de tecnologias que aumentem a competitividade do setor, permitindo a inserção da chamada indústria 4.0.

Para avaliar os resultados do projeto, será utilizado o Índice de Maturidade Digital, uma metodologia desenvolvida em parceria com a FGV e aplicada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Isso permitirá entender o nível de maturidade digital das indústrias locais, possibilitando a proposição de novos projetos, programas e incentivos específicos para continuar avançando na transformação digital do setor industrial de Roraima.

Para a execução do primeiro projeto técnico, a parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é crucial, tanto para o sucesso do projeto quanto para modernizar as linhas de produção e melhorar a eficiência energética das empresas. Além disso, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Sebrae utiliza a base tecnológica do programa Brasil Mais.

"O Sebrae traz expertise na adoção de tecnologias avançadas e na capacitação empresarial, enquanto a Seadi oferece uma visão estratégica para o desenvolvimento da indústria local. Juntos, eles combinam recursos, conhecimentos e experiências que são fundamentais para a transformação digital das indústrias de Roraima", destacou Márcio Grangeiro.