Por:

PC-AM efetua 20 prisões por estupro

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através do Departamento de Polícia do Interior (DPI), realizou 20 prisões em menos de um mês pelos crimes de estupro de vulnerável, exploração sexual e tentativa de estupro de vulnerável no interior do estado. As ações fazem parte da campanha Maio Laranja, que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em maio, a Polícia Civil recebeu dois novos fuzis e uma viatura descaracterizada para uso investigativo na Delegacia Especializada de Polícia (DIP) de Parintins, localizada a 369 quilômetros de Manaus.

O delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, destacou que as prisões demonstram o resultado das ações. "A luta contra a exploração sexual é um desafio contínuo, mas os recentes resultados são um testemunho do impacto positivo que pode ser alcançado por meio de operações bem coordenadas e do empenho das equipes policiais", ressaltou Mavignier.

Ele também enfatizou que o esforço conjunto da Polícia Civil e da sociedade é crucial para erradicar esses crimes. "A Polícia Civil tem intensificado cada vez mais os trabalhos preventivos nas comunidades do interior do Amazonas, pois a nossa missão, além de tirar criminosos de circulação, é conscientizar a sociedade sobre os seus direitos, por meio de palestras, rodas de conversas, dentre outros meios", afirmou.

As prisões ocorreram nos municípios de Barreirinha, Benjamin Constant, Guajará, Itapiranga, Juruá, Manacapuru, Manaquiri, Parintins, Santa Isabel do Rio Negro, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tapauá. Entre os casos, houve a prisão de um homem de 28 anos, em 22 de maio, em São Gabriel da Cachoeira, por estupro de vulnerável contra a própria filha de 1 ano e 3 meses.