Por:

Evento internacional em Belém debate educação

Belém sedia o evento "Aprendendo com a Amazônia: Estratégias inovadoras para transformar a educação na América Latina e Caribe", que teve início na segunda-feira (3) e prossegue nesta rerça-feira (4). Realizado no Teatro Estação Gasômetro, o encontro reúne ministros da Educação de doze países e especialistas para discutir estratégias de aprendizagem inovadoras inspiradas na região amazônica.

Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), a cerimônia de abertura incluiu a assinatura de uma declaração conjunta pelos ministros da Educação, simbolizando um compromisso com o desenvolvimento das populações amazônicas.

"A juventude é nossa aliada para a transformação na educação. É uma geração que está sendo educada com a ambição de mudar e pensar nas gerações anteriores. A educação ambiental é um fator decisivo para o futuro da Amazônia e das nossas crianças. Entendemos que este é o caminho. Reafirmo, assim, o compromisso do Pará com a construção de uma nova história, apoiada na educação para construirmos o futuro que queremos para a humanidade", declarou a vice-governadora Hana Ghassan em seu discurso.

O objetivo principal do encontro é compartilhar conhecimentos e fortalecer compromissos para melhorar o acesso e a qualidade da educação nos oito países que compõem a bacia amazônica. O evento oferecerá uma plataforma para que os países compartilhem informações e iniciativas que abordem as necessidades únicas das populações de difícil acesso, com foco especial nas mudanças climáticas e na relevância cultural.

"A presença do Banco Interamericano de Desenvolvimento é muito significativa. Este encontro vai discutir as peculiaridades e necessidades da educação na Amazônia. Lançaremos uma plataforma que falará sobre línguas, essencial para guardar e transmitir conhecimento. Nosso objetivo é construir uma carta em favor da Amazônia, focada na educação", destacou o secretário de Educação, Rossieli Soares.

O evento também marca o lançamento de duas iniciativas importantes: uma publicação inovadora do BID intitulada "Educação na Região Amazônica" e uma plataforma digital gratuita, desenvolvida pelo BID e pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), para promover o aprendizado de línguas indígenas.