Por:

Festival de Parintins impulsiona ações sociais

Nesta semana, duas iniciativas de cunho social ganharam destaque durante as preparações para o 57º Festival de Parintins, programado para ocorrer entre os dias 28 e 30 de junho. A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), em parceria com os bumbás Caprichoso e Garantido, lançou a campanha "Junho Azul e Vermelho - Uma doação caprichosa pode garantir a vida de alguém". Além disso, em uma colaboração entre o governo estadual e as agências da Organização das Nações Unidas (ONU), está sendo realizado um programa de capacitação para os servidores estaduais designados para atuar em Parintins. O foco do treinamento são os protocolos de segurança relacionados à violência contra mulheres e crianças.

Durante um "pocket show" dos bumbás, realizado no auditório do Hemoam, foi lançada a campanha de doação de sangue. Pela primeira vez no Amazonas, o mês da doação de sangue adotou a cor azul, com o intuito de incentivar e mobilizar as duas nações de bumbás de Parintins. Já o treinamento tem o objetivo de capacitar os funcionários de diferentes setores para resguardar a população e assegurar que não ocorram violações de direitos.

Investimento

Na quarta-feira (5), o ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou o repasse de R$ 12 milhões para o Festival de Parintins, como parte dos fomentos do governo federal destinados à cultura e ao turismo. O investimento — o maior já feito para o evento — foi divulgado durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).

O repasse foi viabilizado pela articulação conjunta do deputado federal Saullo Vianna (União Brasil-AM), do Ministério do Turismo, dos Correios e da Petrobrás.

"Esse anúncio de hoje aqui foi fruto de um longo trabalho de negociação. Tivemos vários eventos para que isso pudesse ser organizado, mas isso também demonstra a credibilidade do nosso Festival. Só para vocês terem uma ideia, o Festival tem hoje 16 patrocinadores, sendo o evento cultural com o maior número de patrocínios, muito por conta da entrega que oferece e da credibilidade construída ao longo dos mais de 100 anos de história dos bois Caprichoso e Garantido", disse Saullo Vianna.

Durante a cerimônia, que teve a presença do senador Omar Aziz e dos presidentes dos bois Garantido e Caprichoso, Celso Sabino ainda confirmou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silve no Festival de Parintins deste ano.