Por:

Amapá participa de debate sobre economia azul

O governador do Amapá, Clécio Luís, esteve presente no evento Global Ocean Day e Oceans20 Dialogues, que ocorreu nos dias 7 e 8 de junho no Museu da Manhã, no Rio de Janeiro. O evento internacional, inédito no Brasil, reuniu líderes globais, políticos, empresariais, investidores, startups e especialistas em Economia Azul ou Economia do Mar para discutir os desafios e potencialidades do desenvolvimento da economia sustentável na região amazônica.

Durante o evento, o Amapá teve um papel de destaque, devido à sua extensa costa de aproximadamente 600 quilômetros ao longo do Oceano Atlântico. A vasta zona costeira do estado oferece diversas oportunidades para o desenvolvimento de atividades econômicas e iniciativas de preservação ambiental.

O governador destacou a importância do evento para evidenciar os atrativos do Amapá para investimentos na bioeconomia e negócios que respeitam a floresta. Além disso, o evento concentrou o debate sobre como transformar os indicadores ambientais em avanços sociais e econômicos para toda a população.

"Ao unirmos esforços globais e locais através de eventos como o Dia Mundial dos Oceanos e a COP30 da Amazônia, podemos avançar na direção de um futuro mais sustentável, com desenvolvimento ambiental", destacou o governador.

A programação do evento ocorreu na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, e no Dia Mundial dos Oceanos, no dia 8, e contou com transmissão online para 20 países.

O governador participou das atividades como protagonista do painel sobre Comércio Exterior e Corredor Bioceânico, abordando o papel dos corredores bioceânicos para melhorar a conectividade global e a eficiência das operações de comércio exterior.

O Global Ocean Day e Oceans20 Dialogues têm como objetivo posicionar o Brasil como referência em Economia Azul, promovendo a inovação, tecnologias, empreendedorismo, sustentabilidade, defesa e competitividade no país. Autoridades como o presidente da República, ministros, empresários e especialistas estiveram presentes no evento para discutir o desenvolvimento sustentável na região amazônica e os desafios da economia do mar.

A mediadora do evento foi Janice Trotte Duhá, diretora do Instituto Nacional de Pesquisas Oceânicas (Inpo).