Por:

Amapá visita sistema prisional de Roraima

O sistema prisional de Roraima tem implementado práticas inovadoras nos últimos anos. Devido a isso, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) do estado recebeu uma comitiva da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) do Amapá, interessada em conhecer os processos e rotinas empenhados nas unidades prisionais de Roraima.

Durante a visita, a equipe amapaense realizou visitas guiadas na Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, na Cadeia Pública Masculina e na Cadeia Pública Feminina, com o objetivo de levar essas boas práticas para o sistema prisional do Amapá.

"O sucesso que Roraima vem apresentando nos motivou a vir. Viemos para aprender, principalmente sobre os procedimentos implementados nas unidades prisionais, como o horário das visitas, a entrega de alimentação e a conduta do policial penal no controle da entrada de aparelhos. Queremos adotar algo semelhante, incluindo o uso do bodyscan, pelo qual qualquer pessoa que ingressa no sistema tem que passar," explicou José Rodrigues, secretário da Sejusp do Amapá.

Roraima, que anteriormente enfrentava uma crise com rebeliões, motins e instabilidade no sistema prisional, tornou-se referência nacional. A mudança ficou evidenciada durante a Operação Mute, realizada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A ação, que ocorre simultaneamente em todo o país, visa identificar e retirar telefones celulares das unidades prisionais, a fim de impedir a comunicação ilícita do crime organizado e reduzir a violência em escala nacional. Até o momento, em todas as fases da operação, não foram encontrados ilícitos nas unidades prisionais de Roraima.