Por:

Amapá quer difundir ensino superior

Estudantes, técnicos e professores da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e de outras instituições de ensino superior estiveram envolvidos em debates desde terça-feira (11) sobre projetos de extensão no contexto nacional do ensino superior, com foco na realidade amazônica. Essa iniciativa faz parte da 6ª Jornada de Extensão, que se estendeu até sexta-feira (14), em Macapá.

Neste ano, a programação abordou o tema "Extensão universitária: trajetórias, transformações e perspectivas para o futuro da universidade na Amazônia". Foram realizadas palestras com docentes do Amapá e convidados de outros estados, mesas de discussão, apresentações de trabalhos, além de performances musicais e culturais.

O evento também teve a participação de docentes de outras instituições, acadêmicos e organizações da sociedade civil, como o Movimento Popular Rio Amazonas Limpo e Saudável e a Associação Nossa Amazônia (Anama).

Os estudantes, como principais agentes dentro das atividades de extensão, também compartilharam experiências durante o evento, destacando como essas práticas contribuíram para sua formação. Tamires Vasconcelos, estudante de ciências naturais da Ueap, enfatizou a relevância de compartilhar as vivências no programa de bolsistas de extensão, como o trabalho focado na promoção de saraus culturais em escolas.

"A extensão é muito importante para que tudo que nós aprendemos na universidade não fique preso apenas aqui dentro, mas possa contribuir para quem está fora dela. Expor os resultados obtidos nessas iniciativas pode atrair mais estudantes para os projetos de extensão", disse a acadêmica.

Em 19 de junho, um novo evento ocorrerá no campus Território dos Lagos.