Por:

Belém recebe evento para progresso da ciência

O município de Belém sediará, de 7 a 13 de julho, a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na Universidade Federal do Pará (UFPA). O encontro é considerado o maior evento científico da América Latina e é aberto ao público de forma gratuita. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 7 de julho, no Theatro da Paz.

As inscrições para aqueles que desejam obter certificado de participação permanecem abertas até 12 de julho através do site do evento. Os ministros de cinco pastas do governo federal já confirmaram presença, incluindo Ciência, Tecnologia e Inovação (Luciana Santos), Saúde (Nísia Trindade), Meio Ambiente (Marina Silva), Planejamento e Orçamento (Simone Tebet) e Educação (Camilo Santana). O Nobel da Paz, Philip Martin Fearnside, pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), também estará presente.

Com o tema "Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza", o evento promete reunir cientistas renomados do Brasil e do exterior, além de professores, estudantes, autoridades e visitantes em mais de 286 atividades presenciais e virtuais. Estas incluem oficinas, mesas-redondas, minicursos, exposições, feiras e museus itinerantes.

O evento contará ainda com a Feira da Economia Solidária e Diversidade, que reunirá mais de 40 expositores de todo o país. Os participantes fazem parte de redes de cooperação e estão envolvidos com a economia solidária, apresentando e vendendo produtos naturais, provenientes principalmente de empresas familiares e iniciativas populares.

No dia 8 de julho, 250 crianças das ilhas da região participarão do evento, chegando de barco ao píer do campus Guamá da UFPA. Além disso, no "Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar", os participantes poderão degustar a culinária paraense enquanto aprendem sobre suas tradições e história.

Encerrando as atividades no dia 13 de julho, sábado, ocorrerá o Dia da Família na Ciência, oferecendo atividades interativas de ciência e tecnologia para todas as idades, com a oportunidade de interagir diretamente com cientistas.

Desde 1948, a SBPC é uma entidade comprometida com o avanço científico, tecnológico e educacional do Brasil, promovendo as Reuniões Anuais desde 1949 para difundir os progressos da ciência nacional em diversas áreas do conhecimento.