Por:

Rio Branco tem cheia acima da média

Após enfrentar a segunda maior seca de sua história recente, o Rio Branco, principal curso d'água de Roraima, atingiu a marca de 6,61 metros nesta quarta-feira (19), um aumento significativo em relação aos 39 centímetros negativos registrados durante a estiagem severa de março. A cheia é quase dois metros acima da média para junho e reflete o período de chuvas que começou em abril, transformando a paisagem.

O Rio Branco, vital para o abastecimento de Boa Vista, alcançou um ponto crítico em março, comparável apenas à seca histórica de 2016. Agora, superando os 5 metros esperados para junho, conforme Ramon Alves da Femarh, as chuvas acima da média têm impulsionado o aumento do nível do rio desde abril, quando as precipitações foram 12% superiores aos 130 milímetros previstos.

"As chuvas estão bem acima da normal. E a previsão continua a mesma devido ao início da linha que influência no regime de chuvas na região", explicou o meteorologista

A mudança é bem-vinda para os moradores, que enfrentaram redução drástica nos focos de calor e queimadas, passando de 2.057 pontos em fevereiro para apenas 4 em junho. Embora o nível do Rio Branco esteja um pouco acima da normalidade para junho, segundo Jussara Cury do SGB, a estabilidade é esperada nas próximas semanas, contrastando com a situação no Acre, onde a seca atingiu recordes recentes.

"O nível do Rio Branco em Boa Vista é considerado um pouco acima da faixa da normalidade para a época, mas nos últimos registros apontaram descidas e há uma tendência de estabilidade nessas subidas. Contudo, o pico da cheia nesta estação pode ocorrer até o mês de julho", explicou a pesquisadora.