Por:

Alfabetização infantil cresce em Rondônia

Em Rondônia, segundo o 1º Relatório de Resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, 65% das crianças matriculadas na rede pública foram alfabetizadas na idade correta durante o ano de 2023. Esse índice representa um aumento de 40% em relação aos registros de 2021.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir que todos os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e escrever no tempo adequado. Com a adesão de 100% dos estados e 99,8% dos municípios brasileiros, incluindo Rondônia, o programa já recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos, conforme dados do Ministério da Educação (MEC).

Rondônia superou a meta estabelecida no último levantamento, alcançando uma média superior à nacional, que é de 56%. Sete municípios do estado atingiram mais de 80% de alfabetização entre seus alunos, enquanto apenas cinco ficaram abaixo dos 50%.

Segundo Eulisson Nogueira, doutorando em Letras, o aumento progressivo na alfabetização está ligado às políticas implementadas pelo Pacto Federativo pela Alfabetização na Idade Certa, que incluem investimentos em infraestrutura, formação de professores e programas de apoio pedagógico.

No âmbito municipal, nove municípios rondonienses se destacaram por alcançar altos índices de alfabetização, como Itapuã do Oeste (98,8%) e Primavera de Rondônia (86,1%). Em contrapartida, quatro municípios ficaram abaixo da média de 50%, incluindo Alvorada Do Oeste (29,2%) e Buritis (49,8%).

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado para articular ações integradas entre os entes federados, promovendo uma avaliação contínua para alcançar um padrão nacional de competências básicas de leitura e escrita.