Acre leva ciência itinerante a município do interior

Plácido de Castro tem cerca de 20 mil habitantes

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"Uma experiência única." Assim descreveu Tiago Nunes da Silva, aluno do primeiro ano do ensino médio na escola João Ricardo de Freitas, a segunda edição da mostra Viver Ciência em Plácido de Castro, realizada pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Além dos jogos matemáticos, o Departamento de Inovação e Mídias Digitais da SEE traz robótica, óculos de realidade virtual e um planetário.

Karen Lorrane Silva de Paula, também do primeiro ano do ensino médio, compartilhou o entusiasmo: "Estou adorando os jogos, conhecendo coisas novas. É uma oportunidade única de aprendizado."

O chefe do departamento, professor Anderson Melo, destaca a relevância da mostra pelos trabalhos desenvolvidos pelos próprios alunos. "Vale ressaltar os investimentos que foram realizados pelo governo do Estado, como os laboratórios de matemática, física, química e biologia, que estão sendo utilizados nas escolas e permitiram que os alunos avançassem nas suas pesquisas e estudos", acrescentou o professor.

A professora Dagmar de Souza Nery, coordenadora do Núcleo de Representação da SEE em Plácido de Castro, colocou a descoberta de talentos e a abrangência da mostra em todas as escolas como mais um dos pontos positivos da mostra.

O diretor da escola José Francisco da Silva, professor Antônio Gonçalves Diniz, destaca a importância da mostra para os alunos imersos na era digital. "É a geração do celular, é o mundo deles. Eles têm uma mente inovadora e estão experimentando novas tecnologias. Me sinto realizado com esse evento", ressaltou.

Experiências variadas foram apresentadas aos alunos, como a horta móvel da escola rural Flávia Barros Pimentel e o projeto de reaproveitamento de energia da escola Manoel Barros. O planetário, sob responsabilidade do Núcleo de Incentivo ao Conhecimento (NIC), ofereceu sessões de astronomia interativas, encantando os alunos com o realismo das imagens.

Miguel de Castro, aluno da João Ricardo, descreveu sua primeira experiência no planetário como fascinante e um pouco assustadora, mas enriquecedora. Por ser a sua primeira experiência, ficou com um pouco de medo, pois as imagens pareciam muito reais. "Mas gostei da experiência, imaginava os planetas diferentes", disse o estudante.