Por:

Religioso é preso por estupro de menores

Um líder religioso de 25 anos foi preso no último sábado (28) em Macapá. Ele foi acusado de abusar sexualmente de dois adolescentes de 12 e 15 anos de idade. O homem era de um segmento religioso de matriz africana e professor de capoeira no município de Ferreira Gomes.

A prisão ocorreu pela Polícia Civil do Amapá, na Delegacia de Polícia de Ferreira Gomes. Ambas as vítimas frequentavam o espaço religioso, onde o homem aproveitava para realizar os abusos.

De acordo com o delegado Felipe Rodrigues, titular da delegacia do município, os menores de idade depuseram contando que eram aliciadas e obrigadas a manter relações sexuais com o líder.

"Iniciamos as investigações há uns meses, após sermos acionados pelo Conselho Tutelar.

As duas vítimas, do sexo masculino, eram aliciadas pelo acusado, que também é professor de capoeira de um projeto social. As vítimas alegaram que eram obrigadas a manter relações sexuais com o acusado", relatou o delegado.

A prisão preventiva do acusado foi decretada pelo Poder Judiciário. Ele foi capturado enquanto visitava um paciente no Hospital de Emergências (H.E) de Macapá.

Após a prisão, o homem foi levado para audiência de custódia e posteriormente encaminhado ao Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). A polícia destacou que as investigações continuam em andamento devido à possibilidade de haver mais vítimas envolvidas.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em vigor desde 1990, tipifica como crime qualquer conduta que configure abuso ou exploração sexual de menores, prevendo penas que variam conforme a gravidade do delito. A lei ainda prevê medidas de prevenção.