Por:

Professores do Acre encerram greve

Na tarde desta quarta-feira (3), os professores da Universidade Federal do Acre (Ufac) deliberaram pelo fim da greve e retomarão suas atividades no estado. A paralisação, iniciada em 29 de abril, visava reestruturação da carreira, recomposição salarial e orçamentária, além da revogação de normas dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.

O comando nacional da categoria havia encerrado a greve em nível nacional no dia 23 passado. No Acre, os docentes também buscavam melhorias no quadro de servidores, construção do Hospital Universitário e moradia estudantil, entre outras demandas. Após apresentar um termo de compromisso à reitoria na última segunda-feira (1º), os professores decidiram pelo retorno às atividades, programado para segunda-feira (8).

A decisão foi comunicada à reitoria, que se comprometeu a convocar uma reunião do Conselho Universitário (Consu) na próxima terça-feira (9) para reorganizar o calendário acadêmico. Em nota, a gestão explicou que não assinou o documento de compromisso devido a pontos que demandam debate mais amplo com toda a comunidade universitária e envolvimento dos ministérios da Educação e de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

O documento apresentado pela Associação dos Docentes da Ufac (Adufac) inicialmente elencava 37 itens de exigências, incluindo revisão do plano diretor da universidade, revogação de resoluções que implementam cobrança de taxas, e construção de creche para filhos de docentes. Após reformular o termo, os professores agora incluem melhorias na alimentação dos alunos, reforço na segurança, transporte para atividades físicas e apuração de denúncias de assédio sexual.