Doação de órgãos mais fácil em Roraima

Por

A partir de abril deste ano, a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) está em funcionamento no Brasil, incluindo Roraima. Desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça e Sistema Nacional de Transplantes, a AEDO visa simplificar o processo de doação de órgãos, tornando-o legal e seguro.

A ferramenta foi implantada gradativamente em todos os estados e pode ser acessada por meio do aplicativo e-notariado ou no site oficial www.aedo.org.br. Em Roraima, a enfermeira Márcia Alencar, da Central Estadual de Transplantes (CET-RR), destacou que a iniciativa já está disponível e facilita o processo para interessados em formalizar sua doação.

A AEDO foi criada pelo Provimento nº 164, de 27 de março de 2024. O primeiro passo para utilizar a ferramenta é criar uma Assinatura Digital, que atualmente deve ser feita presencialmente nos cartórios, de forma gratuita. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e não ter contraindicações médicas.

Após a assinatura digital, o interessado agenda uma videoconferência com o cartório, que confirma a solicitação. A plataforma permite alterações ou desistências na doação a qualquer momento.

Segundo Márcia Alencar, apenas o Ministério da Saúde tem acesso ao cadastro de doadores, e os hospitais só acessam essas informações após a confirmação de morte encefálica.

A CET-RR encaminha os órgãos para outros estados, onde são realizados os procedimentos cirúrgicos. Até novembro de 2023, Roraima realizou sete captações de órgãos, com destinos variados, incluindo Acre, Brasília, São Paulo e Bahia. Desde 2018, a central contribuiu com a captação de órgãos, beneficiando um total de 457 pacientes em diversas especialidades.