Governo intensifica combate a incêndios
Na quarta-feira (21) o Governo Federal se reuniu com governadores e representantes dos nove estados da Amazônia e do Pantanal em Brasília para definir novas estratégias de combate aos incêndios.
A reunião abordou a necessidade de proibir e combater o uso do fogo durante os períodos de estiagem e concentrar os esforços em 21 municípios que concentram mais de 50% dos focos de incêndio na região amazônica.
O encontro foi presidido por diversos ministros, incluindo Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima).
A ministra Marina Silva destacou que novas medidas estão sendo adotadas para enfrentar os incêndios, especialmente nos municípios com maior incidência de queimadas. A estratégia inclui ações coordenadas entre o IBAMA, o ICMBio e os governos estaduais.
André Lima, secretário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente, ressaltou que todos os órgãos competentes serão mobilizados para dissuadir e punir responsáveis por novos focos de incêndio.
O Governo Federal também reorganizou as frentes de combate aos incêndios, contando atualmente com 1.500 brigadistas em 89 brigadas. Serão criadas três frentes interfederativas para lidar com novos focos de calor, envolvendo a Polícia Federal, IBAMA e outras agências.
Até o momento, foram liberados recursos de R$ 13,4 milhões para assistência em Mato Grosso do Sul e R$ 11,7 milhões para a Amazônia, destinados a ações de defesa civil e resposta a desastres em toda a região Norte.