Por:

Acre inicia campanha contra a gripe

O estado do Acre está enfrentando uma crise ambiental caracterizada por calor extremo, alta poluição do ar e uma severa crise hídrica, o que levou à decretação de emergência ambiental desde o final de julho.

Em resposta a essas condições adversas, o Ministério da Saúde lançou uma campanha de vacinação contra a gripe, que se estende a outros estados da região amazônica, incluindo Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. No Acre, o objetivo é vacinar 310 mil pessoas.

Este ano, a campanha de vacinação foi antecipada em relação ao calendário tradicional, que ocorria entre abril e maio, para alinhar-se com o início do "inverno amazônico", um período caracterizado por maior circulação viral.

Segundo Renata Quiles, coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), o Acre recebeu antecipadamente 98 mil doses da vacina, e a campanha teve início em julho. A vacinação começou com crianças e idosos, seguiu com trabalhadores de saúde e, atualmente, está sendo oferecida à população em geral.

A vacina trivalente, que protege contra três cepas do vírus influenza, está disponível para todos a partir dos seis meses de idade em todos os municípios do estado. Renata Quiles observou que, apesar da baixa procura inicial, as equipes de vacinação estão se esforçando para alcançar a população, incluindo as áreas rurais e ribeirinhas. A vacinação pode ser administrada junto com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses com um intervalo de 30 dias. O Ministério da Saúde destaca a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada e procurar atendimento médico se os sintomas da gripe se agravarem.