Por:

Justiça libera marido de deputada de RR

A Justiça concedeu liberdade ao empresário Renildo Lima, marido da deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR). Lima foi detido pela Polícia Federal (PF) com R$ 500 mil em dinheiro, parte do qual estava escondido na cueca. A prisão ocorreu após uma denúncia sobre crimes eleitorais, suspeitando-se que o montante seria utilizado para compra de votos. Lima e cinco outras pessoas foram presos, incluindo uma advogada e dois policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Todos os detidos foram liberados na audiência de custódia realizada na 1ª Zona Eleitoral de Boa Vista.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) solicitou a prisão preventiva de Lima ou, alternativamente, o pagamento de uma fiança de R$ 60 mil. O MPE argumentou que o valor em dinheiro, juntamente com anotações e materiais de campanha encontrados, e trocas de mensagens com candidatos, configurava um crime eleitoral grave. Contudo, a Justiça decidiu não acatar o pedido de prisão preventiva e determinou a imposição de medidas cautelares.

Durante a audiência, o juiz eleitoral Breno Jorge Coutinho afirmou que a ação da PF foi conduzida de maneira regular e que as provas coletadas são válidas. No entanto, o juiz considerou que a concessão de medidas cautelares, em vez da prisão preventiva, seria suficiente para garantir a continuidade das investigações e a integridade física e psicológica dos envolvidos. O grupo foi preso após um saque em banco e estava em dois carros quando houve a abordagem. A corregedoria da Polícia Militar de Roraima está acompanhando o caso.