Por:

Venda de crédito de carbono paraense

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou nesta terça-feira (24) a venda de 12 milhões de toneladas de crédito de carbono por 15 dólares cada, totalizando cerca de R$ 1 bilhão. O anúncio ocorreu durante a participação de Barbalho na Casa Amazônia NY, evento paralelo à Semana do Clima de Nova York.

Os recursos gerados pela venda serão destinados à sociedade, beneficiando povos indígenas, quilombolas, extrativistas e agricultores familiares. Parte do valor será obrigatoriamente vinculada à continuidade de políticas para a redução de emissões de gases de efeito estufa no estado.

Barbalho também informou que, até 2026, o Pará terá 100% de rastreabilidade individual nas cadeias produtivas de proteína bovina e bubalina. A iniciativa visa aumentar o controle sobre a origem dos produtos e atender a exigências de sustentabilidade ambiental.

Helder abordou políticas ambientais e investimentos em novos mercados no Pará. Ele ressaltou que a parte dos recursos destinados ao estado será obrigatoriamente direcionada à continuidade das políticas de redução de emissões de gases de efeito estufa.

A venda de créditos de carbono é uma das ações do governo para aliar crescimento econômico à preservação ambiental, inserindo o Pará em um mercado verde global que valoriza a redução das emissões de carbono.

Ana Cláudia Cunha, uma das idealizadoras da Casa Amazônia, destacou que a segunda edição do evento consolida sua relevância na Semana do Clima de Nova York. "O legado é, sobretudo, criar um espaço plural para debates desafiadores e trazer diferentes perspectivas e atores importantes para discutir a Pan-Amazônia", afirmou.