O Hospital Regional do Tapajós, no sudoeste do Pará, registrou um aumento de 74% nos atendimentos a crianças vítimas de quedas e acidentes domésticos nos últimos dois meses. De acordo com dados da instituição, entre setembro e outubro, o número de crianças internadas por traumas subiu de 27 para 47 casos.
As quedas estão entre as principais causas de traumatismos em crianças. Segundo os médicos do hospital, embora 80% dos casos de traumatismo craniano sejam considerados leves, muitos pais têm dúvidas sobre quando buscar atendimento médico. As quedas, frequentemente, ocorrem em casa, na escola ou em atividades de lazer, como subir em árvores ou janelas.
O hospital, que faz parte da rede pública estadual, possui 153 leitos, incluindo clínicas cirúrgicas e unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal, oferecendo estrutura adequada para atender casos graves. A unidade atende a população da região e tem observado um aumento significativo nos casos de traumas relacionados a quedas.
De acordo com especialistas da instituição, a maior parte dos traumas infantis se concentra em áreas como cabeça e abdômen. Acidentes domésticos envolvendo estantes, móveis ou motocicletas também são comuns entre as crianças atendidas.
Os médicos também alertam que os pais devem estar atentos a sinais de alerta que indicam a necessidade de procurar assistência médica. Sintomas como vômitos, dor intensa, dificuldade para falar ou andar e confusão mental podem ser indicativos de traumas mais graves e requerem avaliação imediata.