O Governo do Tocantins firmou, na quarta-feira (23), um Acordo de Cooperação Técnica com o grupo Energisa, que atende o estado, para expandir a atuação do Programa Luz para Todos. A iniciativa busca garantir energia elétrica para famílias que vivem na zona rural e estão incluídas em programas de políticas públicas estaduais.
A assinatura do acordo ocorreu na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), em Palmas, e faz parte de um esforço coordenado com o Governo Federal, seguindo o Decreto nº 11.628 de 2023, que promove inclusão social e qualidade de vida no estado.
A meta principal é universalizar o acesso à eletricidade no campo, beneficiando diretamente milhares de famílias rurais que enfrentam dificuldades com a falta de infraestrutura básica. Um dos objetivos é evitar o êxodo rural, que tem levado muitos jovens a deixar suas propriedades devido à ausência de serviços essenciais, como energia elétrica.
Com a chegada da eletricidade, o governo espera não só que os moradores permaneçam em suas terras, mas que famílias que migraram para áreas urbanas possam retornar, agora com melhores condições de vida e possibilidades de desenvolvimento econômico.
A transformação que a eletricidade pode trazer já foi percebida em Kalunga, comunidade quilombola localizada nos municípios de Arraias e Paranã, onde o número de famílias aumentou após a implementação do Luz para Todos. A chegada da energia permitiu melhorias que vão além do acesso à eletricidade, como a possibilidade de uso da internet, essencial para que os jovens permaneçam no campo. A instalação de energia elétrica também favoreceu a criação de novas oportunidades para os moradores, impulsionando o desenvolvimento da região.
Durante a assinatura do acordo, o presidente do Ruraltins, Flávio Terence, destacou que este é apenas o início da ampliação do programa no estado. A expectativa é que novos convênios sejam firmados, destravando recursos adicionais que permitirão a continuidade do processo de universalização do serviço de eletricidade nas áreas rurais do Tocantins. O convênio representa um marco importante para o desenvolvimento rural com a promessa de mais desenvolvimento.