Por:

Ígor Normando (MDB) é eleito prefeito em Belém

O deputado estadual Igor Normando (MDB) foi eleito neste domingo, 27 de outubro, como o novo prefeito de Belém (PA), após vencer o segundo turno das eleições de 2024. Ele obteve 56% dos votos válidos, superando o deputado federal Éder Mauro (PL), que recebeu 44%. A posse está marcada para 1º de janeiro de 2025. Igor Normando iniciou sua trajetória política aos 15 anos, quando se envolveu em movimentos estudantis, primeiro na União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES) e, posteriormente, na União Nacional dos Estudantes (UNE).

Em seguida, ele foi vereador de Belém entre 2013 e 2019 e secretário da Cidadania do Pará de 2023 a 2024. Normando é primo do atual governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), e é parte de uma família com longa tradição política no estado. Durante a campanha, destacou suas propostas voltadas para a melhoria da educação, saúde e transporte público.

A disputa eleitoral foi marcada por um crescimento expressivo de Normando. No entanto, o início não foi assim. Em agosto, uma pesquisa da Quaest mostrava o novo prefeito em segundo lugar, mas em empate técnico com o "Delegado", como Éder é apelidado em Belém. No primeiro turno, Normando liderou com 44,89% dos votos, enquanto Éder Mauro ficou com 31,48%.

A campanha de Mauro, que se apresentou como a opção bolsonarista, recebeu apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante o segundo turno, ele tentou mobilizar eleitores com a ajuda de figuras públicas, como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A vitória de Normando é vista como um reflexo da continuidade da política barbalhista, que domina o Pará há décadas. O novo prefeito enfrentará desafios significativos à frente da gestão municipal. Belém, com uma população de 1,5 milhão de habitantes, sofre com problemas como a crise do lixo, decorrente do esgotamento do lixão de Aurá.

Nas redes sociais, Normando expressou gratidão aos eleitores. "Esse é apenas o começo de um novo capítulo na história da nossa cidade. E agora, com força, coragem e união, vamos transformar esse sonho em realidade. Obrigado, Belém!", afirmou em um post do Instagram. A gestão de Igor Normando e do vice-prefeito Cássio Andrade (MDB), terá um mandato até o final de 2028.