O governo de Rondônia, através da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), lançou o Guia de Linguagem Simples, voltado para tornar mais acessíveis as informações sobre os serviços públicos estaduais para que os textos ao cidadão sejam de fácil compreensão ao cidadão - grau de instrução que ele possua.
O material, disponível na plataforma Wiki SETIC, integra a estratégia de transformação digital do estado e visa facilitar o entendimento da população sobre os serviços oferecidos. Agora, o governo de Rondônia se une outras gestões, como o Governo do Distrito Federal (GDF), que também institucionalizou políticas de linguagem simples.
A iniciativa faz parte de um conjunto de materiais que auxiliam na construção de soluções digitais, incluindo o Portal do Cidadão. A aplicação de linguagem simplificada permite que os usuários localizem e entendam as informações facilmente, incentivando o uso das plataformas governamentais.
A Linguagem Simples, aplicada no guia, busca tornar os textos claros e diretos, de modo que qualquer cidadão consiga localizar, entender e usar as informações dos serviços públicos com facilidade. Esse formato de comunicação é visto não apenas como uma técnica, mas como uma medida social para garantir o direito ao acesso pleno às informações públicas.
O governador Marcos Rocha (União) destacou a importância do guia como um recurso para promover a inclusão e a transparência na comunicação pública de Rondônia. Segundo Rocha, a linguagem simplificada tem como objetivo permitir que os cidadãos acessem as informações sobre seus direitos e os serviços do estado sem dificuldades.